quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Percy Jackson e os Olimpianos


O Ladrão de Raios

Percy Jackson e o Ladrão de Raios 
Os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.
O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.
Na minha opinião Percy Jackson é uma história boa... mas apenas isso, juro não entender o porquê de tanto fanatismo por sobre ela, minha opinião é que é um passatempo, nada tão épico ou marcante, eu não esperava muito quando começei a serie e ainda continuo sem esperar, ou melhor, não achei o que provocar tanto entusiasmo.
Todos os livros da serie seguem um mesmo perfil:
1-Chegada ao acampamento Meio-Sangue 
1-Profecias
2-Missões 
3- De volta ao Acampamento
Isso pra mim é um defeito. Ela não chega a abordar um assunto por mais que um capitulo, nunca se aprofunda, os personagens são praticamente todos figurantes  a não ser o principal Percy, os únicos personagens fixos estão no Acampamento e não duram mais que trinta paginas do livro, me pergunto "Como se consegue gostar de personagens que mal se conhece?"
Percy Jackson, um caso sério, um daqueles personagens que uma hora são de um jeito e outra hora de outro exatamente diferente, ele não tem personagem, tenta exageradamente forçar graça através da narração sendo que com as falas sempre se mostra durão, algo que com certeza não é. 
O autor nunca se liga em pequenos detalhes, ele diz algo que dez paginas após é desmentido. Em um capitulo os personagens são assim e em outro são o oposto.
Percy Jackson nunca é firme em suas escolhas, seja qual for, faz algo e no paragrafo seguinte já se arrependeu. Creio eu que um personagem escolhe algo que deve acreditar, se não acredita porquê o faz? Se ele fez foi por algum motivo mas para Percy é diferente, ele faz algo mesmo sabendo ser errado e se culpa por isso, nem sequer tenta defender seu lado. Seja homem! defenda suas posições!

Pontos Negativos
  • Falta de consistência nos personagens
  • Mesmice sempre, nunca uma inovação nos livros.
  • Ausência de personagens que são realmente importantes alem do protagonista, que possam fazer algo de útil para a serie.
  • A AUSÊNCIA DE PERSONAGENS! Como já disse os personagens não se prologam por mais que vinte paginas nos livros, deveriam estar mais presentes!
Pontos positivos
  • O bom humor do narrador - ainda que não o mantenha em suas falas e ações
  • Aventuras divertidas
  • Um modo divertido de se conhecer um pouco sobre a mitologia grega
  • Livros contínuos, nunca se tem vontade de parar de ler já que o livro mantem seu ritmo acelerado até o fim, você quer ir acompanhando cada vez mais até que quando da por si já o terminou.
Avaliação





2 comentários:

  1. Percy Jackson é famosos pelo modo que o autor transforma a mitologia grega em algo acessível à pessoas sem interesse. E todos os livros giram em torno geral de uma única profecia que se cumpre no último livro.

    Interessante, seu blog

    ResponderExcluir