Dezesseis Luas
Bem, confesso que me interessei por esse livro apenas depois de conhecer o filme, foi vagando por sites e mais sites que a tempos achei um trailer do filme americano, quando, creio eu, ainda se tinha pouco conhecimento dessa serie no Brasil. Até aí me interessei mas não achei que fosse livro, algum tempo depois ao acaso acabei descobrindo o livro. Tempo depois resolvi lê-lo.
Um dos elementos interessantes desse livro é a narração por Ethan. Sim, um garoto. Algo que é novidade nesse meio romance, eu pelo menos não tenho conhecimento de outro.
Não esperei muita coisa do livro já que em minha pobre cabeça era nada além de uma nova versão de Crepusculo na qual os vampiros foram substituídos por bruxos. Estava totalmente errado!
A história começa do ponto em que Lena Duchannes chega à fictícia cidade de Gatlin, uma cidade completamente parada no tempo onde há restrições até aos livros que pode ou não estar na biblioteca municipal. Ethan é um desses garotos que tudo o que sonhe é sair dessa cidade e se libertar do povo antiquado que controla e restringe tudo. Ele acaba que por ser o unico sem medo de se comunicar com a "Sobrina do Misterioso Macon Ravenwood" que por todos é rejeitada apenas por "não se encaixar na cidade" o que significa que ela não é como todos.
Ethan escolhe entre Lena e sua cidade, a escolha é Lena e desde então passa a ser reijeitado por todos. Lena conta-lhe sobre seu segredo e que há uma maldição cercando todos da familia graças a uma antepassada das trevas: Ao chegar na idade de Dezesseis Anos a pessoa será conjurada pela Luz ou pela Treva, sem poder escolher.
Nessa luta contra o tempo Ethan a ajuda a investigar tudo sobre os mistérios da familia Ravenwood e da própria Gatlin que mesmo sem que ninguem saiba foi fundada na magia. Essas descobertas tem como fim livrar Lena das Trevas para onde ela certamente iria.
A grande vilã da serie é Sarafine que tenta fazer de tudo para que Lena vá para as Trevas e se torne a maior Conjuradora - nomenclatura dada para as bruxas na história - que já existiu, mas entre Sarafine e seu objetivo está Ethan que de algum modo consegue proteger Lena de qualquer maldição que possa interpor a relação dos dois.
Por mais que a serie seja de romance, há vários focos além deste dando assim algo a mais na história, eu acho que as autoras fizeram bem, fãs de Crepusculo que me desculpe mas acho que uma históra não é boa se não for findada em algo a mais que apenas um amor adolescente.
Pontos Negativos
- Alguns personagens que antes não estavam em determinado lugar falam como se já estivessem ali a tempos. Talvez seja um erro de editora mas foi ruim porque tive que ficar voltando na história para conferir se a pessoa estava mesmo ali.
- Algumas partes da história são bem enroladas, coisas desnecessárias as vezes chegam a ocupar muito espaço. Ir direto ao ponto é algo que eu admiro e em partes não foi o que aconteceu
- Partes extendidas. Exemplo: o final poderia ter durado uma pagina o que durou três simplesmente por descrever coisas nem tão importantes que poderia ficar para o próximo livro, se tivesse acabado ao fim da batalha com Sarafine, pra mim, já estaria ótimo.
Pontos Positivos
- Livro de leitura facil, você começa a ler e simplesmente não para por querer acompanhar sempre a história de Ethan e Lena e de o que o povo de Gatlin vai fazer contra Lena. Achei bem legal, em pouco tempo devorei o livro por completo
- O romance não é algo tão meloso, talvez por ser narrado por um homem o romance tenha sido um pouco mais prático e não teórico, Ethan vai e beija ele em vez de ficar refletindo se a ama ou não, esse é o cara!
- Personagens cativantes! Cada personagem tem sua importância no entanto que se aparecer qualquer nome você sabe de quem se trata, algo que não acontece em muitas históras... Meus personagens preferidos foram Link - o melhor amigo de Ethan - e Ridley - a prima má de Lena. Mesmo não sendo de MUITO destaque eles conseguiram chamar minha atenção por seu bom humor e jeito.
Capa
A capa não mostra nada em especial, é bem bonita com essa letra em estilo gótico mas totalmente imparcial, sem contar ou retratar algo da história
Enfim
Recomendo muito o livro, é bem divertido e estou ansioso por ler as continuações e até assistir o filme que está por estrear.
Nota